Asteroide com quase 300 metros de diâmetro passa esta manhã pela Terra: visita do 2025 FA22 só volta a repetir-se em 2173

Corpo celeste, designado como 2025 FA22, tem entre 130 e 290 metros de diâmetro e, no seu ponto mais próximo do nosso planeta, estará a pouco mais de duas vezes a distância da Lua

Francisco Laranjeira
Setembro 18, 2025
6:30

Um asteroide de grandes proporções, considerado “potencialmente perigoso” pela NASA, está prestes a fazer uma aproximação significativa da Terra esta quinta-feira, às 8h41, horário de Lisboa.

O corpo celeste, designado como 2025 FA22, tem entre 130 e 290 metros de diâmetro e, no seu ponto mais próximo do nosso planeta, estará a pouco mais de duas vezes a distância da Lua. Foi descoberto pelo telescópio Pan-STARRS 2 em março deste ano, sendo que as observações iniciais indicaram uma pequena probabilidade de que pudesse impactar a Terra em 2089.

Essa probabilidade de impacto, combinada com o seu tamanho relativamente grande, fez com que o objeto subisse brevemente para o topo da Lista de Riscos da ESA (Agência Espacial Europeia). No entanto, observações subsequentes de alta prioridade logo permitiram que os astrónomos refinassem a trajetória do asteroide e descartassem qualquer risco de impacto. O objeto foi removido da Lista de Riscos da ESA em maio.

Durante a aproximação, espera-se que o asteroide alcance uma magnitude aparente de 13, tornando-se visível com telescópios caseiros adequados ou binóculos. Informações sobre sua localização no céu noturno podem ser encontradas neste site.

Segundo o ‘Live Science’, uma aproximação ainda mais significativa ocorrerá em 2173, quando o asteroide deverá alcançar uma distância mínima aproximada de 320 mil quilómetros da Terra, posicionando-se mais próximo do que a própria Lua.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.